A Câmara de Vereadores de Toledo, no Paraná, realizou uma audiência pública para debater a criação de datas comemorativas para duas categorias profissionais, entre elas a dos produtores de cerveja artesanal. A iniciativa visa incluir no calendário oficial do município um dia para celebrar e reconhecer a importância do setor cervejeiro local.
O projeto de lei, de autoria dos vereadores Jairo Cerbarro e Bruno Radunz, propõe a instituição do “Dia Municipal do Produtor de Cerveja Artesanal” a ser comemorado em 30 de janeiro. A proposta busca formalizar o reconhecimento da relevância cultural, social e econômica que os cervejeiros artesanais representam para a cidade.
Durante a audiência, foi destacada a força da cena cervejeira na região. João Carlos Belotto, representante da Confraria dos Cervejeiros Artesanais de Toledo (Concerva), informou que a cidade possui a maior associação de produtores do Paraná, com 120 membros, e uma estimativa de 300 cervejeiros caseiros, conhecidos como “paneleiros”, em atividade.
Além de celebrar, a criação da data tem como objetivos valorizar o empreendedorismo local, incentivar a formalização de pequenas empresas do ramo, promover o consumo consciente e fomentar o turismo gastronômico, consolidando a identidade cultural de Toledo por meio da cerveja.
Essa proposta, somada à recente declaração da Concerva como entidade de utilidade pública municipal, sinaliza um importante apoio institucional ao crescente movimento da cerveja artesanal em Toledo, contribuindo para o seu fortalecimento e desenvolvimento no cenário regional.
Este texto é apenas um resumo, leia o conteúdo original em: Gazeta de Toledo