Ranking da Cerveja: Descubra os Estados que Dominam o Mercado no Brasil

Ranking da Cerveja: Descubra os Estados que Dominam o Mercado no Brasil

Apesar da fama da Alemanha, o Brasil também está se firmando como um protagonista no universo cervejeiro. Dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) mostram um panorama detalhado do mercado nacional, revelando quais estados lideram a produção e o número de estabelecimentos.

No topo do ranking, São Paulo se destaca com 427 cervejarias registradas, sendo o estado com a maior quantidade no país. Além do número de estabelecimentos, os paulistas também lideram na quantidade de produtos catalogados, somando 12.803 rótulos diferentes.

A força do mercado cervejeiro brasileiro está concentrada nas regiões Sudeste e Sul. Estados como Rio Grande do Sul (349), Santa Catarina (250) e Minas Gerais (242) seguem São Paulo na lista de mais cervejarias. Juntos, os sete estados dessas duas regiões são responsáveis por 92,4% de todos os produtos cervejeiros comercializados no Brasil.

A análise dos dados revela também algumas curiosidades sobre o setor. O Paraguai é o principal comprador da cerveja brasileira, e, no âmbito municipal, a cidade de São Paulo abriga o maior número de cervejarias, com 66. Em contraste, estados como Amapá e Roraima possuem apenas um estabelecimento registrado cada.

O levantamento do Mapa oferece um retrato claro da distribuição da produção cervejeira no Brasil. Fica evidente a concentração no eixo Sul-Sudeste e a liderança paulista, mas também mostra como a cultura da cerveja está presente em 790 municípios espalhados por todo o território nacional.

Este texto é apenas um resumo, leia o conteúdo original em: globorural.globo.com